
Avenida da Vitória
A Avenida da Vitória (Calea Victoriei) é a mais importante de Bucareste e também a mais antiga. Percorra a capital a partir do seu ponto principal, no centro histórico, até a Praça da Vitória.
Um passeio pelo passado
A história da avenida começa em 1692, quando o príncipe Constantin Brâncoveanu planejou a construção de um caminho que interligasse a corte real (localizada no centro histórico) e seu palácio em Mogoşoaia (um vilarejo situado ao norte da capital). Esse caminho foi chamado de "Ponte de Mogoşoaia".
A rua, cenário de diversas novelas ao longo da história, converteu-se na primeira da cidade em receber iluminação; começou a ser iluminada com velas em 1814. Além disso, foi a primeira rua pavimentada de Bucareste, em 1842.
Em outubro de 1878, depois da vitória romena na Guerra da Independência, a rua foi renomeada como Calea Victoriei (Avenida da Vitória), e foi utilizada para os desfiles das tropas vitoriosas.
Atualmente, é a rua mais cara e exclusiva de Bucareste. Nela, podemos encontrar diversas redes de hotéis, como o Hilton, e lojas como Gucci ou Rolex, que se misturam de maneira peculiar com algumas construções de aspecto decadente. No entanto, essa combinação é um dos principais encantos da cidade.
Edifícios e monumentos representativos
Se você percorrer toda a avenida (visita obrigatória), você verá incríveis edifícios e monumentos, como o Ateneu Romeno, o Museu Nacional de Arte da Romênia, o Museu de História Nacional, o Palácio Cantacuzino, o Palácio Cec, a Praça da Revolução ou o Palácio dos Telefones, um edifício modernista construído pela empresa americana ITT em 1993, sob uma enorme controvérsia.


Lugares próximos
Museu Nacional de Arte da Romênia (315 m) Praça da Revolução (383 m) Igreja Kretzulescu (464 m) Parque Cismigiu (613 m) Museu Nacional George Enescu (889 m)